Como descobrir se sou infértil?

Considerada um problema de saúde pública mundial pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a infertilidade afeta milhares de casais no mundo todo. Por isso, a dúvida sobre ser ou não infértil surge frequentemente nos consultórios ginecológicos, de urologia e clínicas de reprodução assistida, principalmente diante de tentativas malsucedidas para engravidar.

A infertilidade dos casais pode ser provocada por fatores femininos ou masculinos, em uma proporção bastante parecida. No entanto, alterações na fertilidade também podem acontecer por causas não aparentes, embora os percentuais sejam bem mais baixos. Estima-se que 30% dos casos de infertilidade sejam por fatores masculinos; 30% por fatores femininos; 30% por uma combinação de ambos; e 10% por causas não aparentes.

Este texto aborda as principais causas da infertilidade, destaca quais são os fatores de risco, além de sugerir quando procurar um especialista para descobrir se há problemas de fertilidade.

O que pode provocar a infertilidade?

A infertilidade é definida pela OMS como uma doença do sistema reprodutor humano que leva à falha de gravidez por pelo menos um ano de tentativas. Se a mulher tiver mais de 35 anos, esse tempo é reduzido a seis meses. No entanto, há outros sintomas que podem ser indício do problema. Nas mulheres inférteis, por exemplo, irregularidades menstruais ou ausência de menstruação são bastante comuns.

Os homens, no entanto, geralmente são assintomáticos, e a infertilidade masculina é descoberta diante da falta de sucesso para engravidar, embora algumas doenças, como a varicocele, possam manifestar alguns sinais que devem ser investigados.

Hoje, sabe-se que a fertilidade, tanto feminina como masculina, diminui com o avanço da idade. Por muito tempo acreditou-se que apenas a mulher tinha seu potencial reprodutivo reduzido até terminar. Pesquisas têm sugerido que a qualidade espermática também diminui com o passar do tempo. Ainda não há comprovação de que o homem se torne infértil depois de certa idade, mas já é possível afirmar que seu potencial reprodutivo também diminui.

Possíveis causas da infertilidade feminina

Possíveis causas da infertilidade masculina

Infertilidade sem causa aparente

Cerca de 10% dos casais que apresentam dificuldades para engravidar são diagnosticados com infertilidade sem causa aparente (ISCA). Esse diagnóstico é feito por exclusão. Depois de uma complexa e profunda investigação das possíveis causas da infertilidade sem sucesso, é feito o diagnóstico de ISCA. Ele pode representar um limite da medicina, mas também alguma falha na investigação.

Os principais tratamentos para ISCA incluem técnicas de reprodução assistida (TRA), como a inseminação intrauterina (IIU) e a FIV (fertilização in vitro), como mudanças nos hábitos de vida.

Quais são os fatores de risco para a fertilidade?

Alguns fatores podem contribuir para agravar ou provocar problemas de fertilidade, incluindo:

Quando procurar um especialista para saber se sou infértil?

Após 12 meses de tentativas de gravidez sem sucesso, tanto o homem como a mulher podem procurar um especialista em reprodução assistida. No entanto, alguns sintomas e condições podem antecipar a consulta. Veja quando mulheres e homens devem procurar auxílio médico:

Mulheres

Homens

É importante procurar um médico diante de qualquer sintoma. Sempre que diagnosticada precocemente, uma doença tem mais chances de cura. Existe uma quantidade expressiva de patologias que causam sequelas se não tratadas adequadamente no tempo correto.

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de